segunda-feira, 23 de março de 2009

SAIA É ROUPA SÓ DE MULHER?

Com a vinda do estilista americano Marc Jacobs - que esteve no Brasil para privilegiar a inauguração de sua primeira loja no país, localizada em São Paulo -, uma polêmica foi levantada. Homem pode usar SAIA?
Jacobs é fã do kilt, o saiote que faz parte do traje típico escocês. Durante o desfile da coleção Marc Jacobs da temporada verão 2009, em setembro do ano passado, em Nova York, Marc, que também é o criador das peças para a grife Louis Vuitton, vestiu pela primeira vez em público uma saia inspirada na peça.
Ao ver fotos dos últimos desfiles da temporada nacional, uma coisa começou a me intriga:Será esse um sinal de amadurecimento da sociedade? Quero dizer, será que existe uma certa aceitação em homens de saia ou ninguém acredita mais que essa proposta possa vingar?É incrível como o guarda-roupa masculino é praticamente igual ao que se usava a 10, 20, 60 anos atrás. O máximo que os homens conseguem fazer é arriscar nas cores e estampas ou então em modelos de roupas com cortes um pouco mais modernos, como as calças com cintura baixa e os modelitos Skini, mas isso só vale para os mais descolados.A proposta até combina com o homem brasileiro, já que o nosso clima é tropical e a nossa moda vai totalmente na contra-mão da moda mostrada na Europa (ou pelo menos deveria). Mas, é claro que ver um homem de saia ainda causa muito espanto e até certo escândalo em algumas pessoas.Acredito que o pensamento que temos hoje, de que saia é uma peça exclusiva de um vestuário feminino é o resultado de séculos de endurecimento do guarda-roupa masculino. As saias eram usadas na Grécia Antiga e em Roma, e projetava os ideais de juventude e virilidade, uma forma de super masculinidade, assim como o kilt escocês.
Querem um exemplo de quem usa saia sem problema algum? Os cantores Caetano Velozo e Gilberto Gil. Além do Guitarrista Sérgio Rocha que acompanha a cantora Cláudia Leitte.
Mas e você? Concorda, usaria ou deixaria um homem usar saia?

Um comentário:

  1. Criativo, dinâmico, com uma linguagem divertida e atrante. O blog Balaio de Notícias usa a irreverência, sem abrir mão do bom jornalismo. Uma fórmula certeira para a linguagem da internet.
    Sucesso à equipe!
    Yorranna Oliveira

    ResponderExcluir